FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 28 - 08/2012

Asfalto colorido

O asfalto poderá ser verde, branco, amarelo, vermelho ou azul. Provavelmente, o branco será o mais usado, pois além da diferenciação, auxilia na iluminação das vias, por causa do reflexo da luz.

O asfalto colorido é recomendado para aplicações que requeiram maior visibilidade e diferenciação de piso, como ciclovias, corredores exclusivos de ônibus, acostamentos, túneis, etc. Quanto ao processo de usinagem, aplicação e durabilidade, o asfalto colorido tem as mesmas características do CBQU – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, o tipo de revestimento asfáltico mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras.

A usina de asfalto da Craft Engenharia fez a primeira experiência em um trecho de 3 mil m², na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. A cor escolhida foi o amarelo. O trabalho foi feito em parceria com o CENPES da Petrobras, onde foi usado um asfalto especial aditivado e descolorido para mistura com o pigmento.

A difusão da nova técnica de pavimentação poderá vir a ser parte da solução na diminuição de acidentes de trânsito, gerando mais segurança para os usuários. Na Espanha, França, Estados Unidos, Suíça e Inglaterra, esse tipo de pavimento já é muito usado. No Brasil, a prefeitura do Rio está aplicando o asfalto vermelho nos corredores BRT, em implantação em vários pontos da cidade.

 

02/08/2012
02/08/2012