FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 27 - 07/2012

Arena Fonte Nova recebe certificação de qualidade BVC

O reconhecimento, concedido pelo órgão internacional Bureau Veritas Certification - BVC, é inédito no Brasil e no exterior e significa que a empresa estará capacitada a participar de licitações com esse requisito no contrato.

O projeto passou por três etapas até chegar à certificação. Em outubro de 2010, foi definida a gestão a ser implementada no consórcio. A primeira etapa, atingida em meados de 2011, foi garantida após a aprovação dos planos de Gestão da Qualidade e Controle Tecnológico. No final de 2011, a primeira auditoria interna foi feita e a equipe gerencial recebeu treinamento de um consultor especialista em gestão. A última etapa, entre janeiro e março de 2012, envolveu todas as áreas, além do apoio da área de Engenharia da CNO Infraestrutura, liderada por Dante Venturini.

Em abril deste ano, auditores do BVC verificaram os processos executivos e de gestão da arena para garantir a eficácia do projeto. Foram avaliados o padrão de qualidade dos fornecedores, a capacitação dos integrantes, as boas práticas de engenharia, o ambiente de trabalho, os equipamentos utilizados, o controle e armazenamento de documentos de registros da obra e a aprovação dos projetos e desenhos de engenharia, entre outros.

O Caderno de Recomendações e Requisitos Técnicos da FIFA, base para a certificação, representa um padrão de qualidade para a construção de arenas e estádios de futebol e é uma referência mundial nos quesitos de arquitetura, inovação tecnológica, qualidade técnica e de instalações, entre outros itens que constituem um estádio e asseguram conforto e segurança para o público.

 

06/07/2012
06/07/2012