FECHAR
Voltar

Jogo Rápido

Revista Grandes Construções Edição 74 - 10/2016

Aplicação de nitrogênio em estruturas de concreto

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolveu uma solução exclusiva para o resfriamento do concreto, voltada principalmente para o uso na construção de grandes estruturas. O CryoCrete é uma aplicação feita com Nitrogênio, gás que acelera o processo de redução da temperatura do concreto até o nível considerado adequado para evitar futuras rachaduras e outros tipos de fissura em obras como barragens, pontes, viadutos, usinas, entre outras.

Durante o preparo do concreto, fatores como a temperatura dos componentes fazem com que a temperatura final da mistura seja maior em relação à do ambiente. Essa diferença pode comprometer o resultado da aplicação e fazer com que surjam rachaduras na construção, já que o cimento não foi “curado”, ou seja, hidratado e resfriado de forma adequada.

A aplicação do CryoCrete acelera esse processo porque o nitrogênio é um gás que, naturalmente, já se encontra sob baixíssimas temperaturas, de até -196ºC. O resultado é o resfriamento mais rápido da mistura de concreto, que leva em média de 6 a 7 minutos para atingir a temperatura ambiente com o uso da solução da Air Liquide. Já o resfriamento com gelo, alternativa normalmente utilizada nesse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.

O uso do nitrogênio para resfriar concreto também se apresenta mais eficaz sob o ponto de vista operacional. O gás é aplicado diretamente nas betoneiras, por meio de equipamento próprio para essa finalidade. Já o gelo, na maioria das vezes, demanda que a aplicação seja feita de forma manual, além de não atingir as mesmas temperaturas se comparado ao uso do gás.

A solução da Air Liquide favorece ainda o aspecto sustentável, já que reduz o consumo de água e energia durante o processo de resfriamento do concreto.

 

 

15/10/2016
15/10/2016

Máquinas e Equipamentos

Verdadeira, só que menor

15/10/2016